por Suzy Belai

 

“Conheças todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” – Carl Gustav Jung

 

Mais do que uma técnica, o shiatsu (em especial o Shiatsu Emocional) pressupõe uma troca de energias. A maneira de tocar influi em todo o processo terapêutico, podendo produzir efeitos profundos, tanto a nível físico quanto emocional. A qualidade do toque, a intenção, estar presente, desempenham funções decisivas.

Sabe-se que a pele exerce diversas funções primordiais no organismo: proteção, regulação, respiração, eliminação, entre outras. Mas, existe uma outra função especial: ser mediadora entre o mundo externo e interno, entre o objetivo e o subjetivo.

Através da pele, no contato, sentimos as “coisas” dentro de nós, dentro de nosso corpo, nosso limite, sensações de calor ou frio; podemos nos perceber em relação a elas: prazer, medo, lembranças, tensões; e também, sentir o outro, quem nos toca.

Os sábios orientais descobriram através de observação refinada, que existe em nosso corpo caminhos que se comunicam através da superfície ou um pouco mais profundo com diversos órgãos (são os chamados meridianos), que são “atingidos” através do toque.

Quem recebe o shiatsu e quem pratica vivenciam um universo de sensações, pois um toque capaz de realmente atingir o corpo inteiro (físico, emocional e energético) é mais do que um contato somente físico, principalmente quando existe um contato autêntico e humano por parte do terapeuta. Se o terapeuta se permite sentir, ele se torna consciente de seus sentimentos inclusive. Se ele se expõe e se mostra como é, torna possível um trabalho cada vez mais profundo.

Ser e Estar no toque são os maiores desafios do shiatsu e principalmente do Shiatsu Emocional. Como disse Clarice Lispector, “suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato… ou toca, ou não toca”.

Experimente! Selecionei carinhosamente algumas imagens para que você sinta o que cada uma transmite, se inspire, reflita…

Internet

Internet

Internet

Internet

Internet

Internet

Capa do Livro: Liberdade o que é? (José Jorge)

Foto: Christiana Strauss

Internet

Cena do Filme: Dança Comigo?

Cena do Filme: Dança Comigo?

___________________________

Sobre o Shiatsu Emocional, acesse:

www.shiatsuemocional.com

http://shiatsuemocional.wordpress.com

http://espacoflordocerrado.wordpress.com

Anúncios